Verdelhos, Aldeia de montanha

Verdelhos é uma aldeia de montanha pertencente ao concelho da Covilhã. Situada a elevada altitude, esta povoação oculta atracções naturais que aguardam por ser descobertas.

AV: O que é que os turistas/visitantes podem visitar nesta aldeia?

Na aldeia de Verdelhos os turistas podem visitar, entre outros locais de interesse, o Vale de Beijames onde se encontra o Rio Beijames. Com uma extensão total de 10 km o vale oferece uma grande diversidade de pontos paisagísticos e onde é possível refrescar-se e mergulhar nas águas límpidas e naturais vindas da Serra da Estrela. Além de outras espécies, é possível pescar a raríssima truta “Salmo TruttaFario”, conhecida como truta de pinta vermelha. É possível ainda observar com frequência algumas espécies aquáticas e o aparecimento da lontra em perfeita harmonia com a natureza. Podem ainda realizar-se várias atividades pedestres como percorrer uma rede de veredas (Vereda da Abitureira, Vereda do Aguilhão, Vereda da Cabeça do Pato (onde se pode ver a pedra do pato) e Vereda das Sarnadas) ao longo do rio Beijames até ao Aguilhão.

O Aguilhão constitui outra das atuais atrações da aldeia. Trata-se de uma formação rochosa de grandes dimensões que se eleva a partir do leito do rio Beijames onde é possível apreciar as Dornas, poços localizados no leito do rio onde a constante queda de água ao longo dos anos foi criando um desgaste.

Verdelhos tem como principais actividades a agricultura, a pastorícia e a produção de castanha

Os turistas poderão ainda visitar a Praia Fluvial de Verdelhos, junto à aldeia de Verdelhos, Trilhos pedestres, para os caminheiros, a Barragem de Verdelhos, uma das atrações que mais turistas leva à aldeia, a Igreja de São Pedro ou as Sarnadas, junto ao Poço do Inferno. – Zona das Vinhas, onde foram encontrados vestígios de um castro luso-romano.

AV: Qual a principal atividade da aldeia?

As principais atividades da aldeia são a agricultura, a pastorícia e a produção de castanha.

AV: Como é que a aldeia é conhecida?

Verdelhos é uma aldeia de montanha do concelho da Covilhã. É conhecida pela sua beleza natural.

AV: Pessoas de renome na aldeia que ainda lá vivem ou já tenham vivido?

José Borges, Professor Vicente, Padre António Lucas de Oliveira, Adelino Geraldes e Adelino Fernandes.

AV: Que eventos se realizam anualmente?

Anualmente, Verdelhos acolhe festividades de cariz religioso como a Festa da Rainha Santa Isabel, a Festa de São Romão, a Festa da Nossa Senhora do Rosário, a Festa da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mas também a Feira do Agasalho inserida no projeto de Aldeias de Montanha.

AV: Existem muitas associações/comércios na aldeia?

Atualmente na aldeia existem 7 associações: a Associação Desportiva e Cultural de Verdelhos, a Associação Cultural Abrigo das Sarnadas, o Clube de Caça e Pesca de Verdelhos, Baldios de Verdelhos, o Centro Cultural e Social de Verdelhos, Comissão da Igreja e o Grupo de Bombos de Verdelhos

Ao nível do comércio existem 4 pequenas mercearias onde os habitantes se abastecem, 7 cafés, uma padaria e uma feira mensal.

AV: Definam a aldeia numa palavra.

Formosa.

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *