Unhais da Serra: “A Pérola da Beira”

Unhais da Serra, chamada por uns “A Pérola da Beira” por outros a “Sintra da Covilhã”, está situada a 23 km da sua sede de concelho. Encontra-se situada num vale cavado nos granitos da Estrela por glaciares, inicia-se no planalto da Torre aos 1991 metros de altitude, vendo o seu desfecho a uma altitude de 500 metros no lugar das Taliscas. Tem uma área de 29,93 km² e cerca de 1398 habitantes (2011). Unhais foi elevada a Vila no dia 11 de Julho de 1985.

Situada na falda da Serra da Estrela, a antiga freguesia de Santo Aleixo fora priorado da apresentação da Sé da Guarda. Compõem-na atualmente os seguintes lugares: Terça, Terra da Senhora, Unhais da Serra bem como Várzea.

O seu povoamento remonta a épocas proto e pré-históricas. Procedendo ao aproveitamento das alcantiladas penedias que envolvem o melhor da freguesia, que é o seu vale fértil. As populações antigas terão construído um primitivo castro, o qual certamente terá sido romanizado.

O próprio topónimo Unhais significa povoação velha por excelência. E o acondicionamento espacial da freguesia poderá certamente estar na origem da persistência toponímica. Escondida entre as grandes dobras da Serra da Estrela, seria natural que aqui se conservasse sempre população. Um vale fértil, onde se encontram variadas nascentes de águas termais, favorecendo assim a comodidade fixacional, viria a ser explorado aquando da chegada da civilização romana à Península Ibérica.

Esta freguesia oferece a todos os visitantes uma excelente hospitalidade, um termalismo de qualidade, bem como uma paisagem deslumbrante com uma montanha que apresenta diferentes encantos durante as várias épocas do ano.

Património

  • Ribeira da Alforfa
  • Barragem Padre Alfredo
  • Miradouro do Cruzeiro
  • Estância Termal e Climática
  • Vale Glaciário da Alforfa

Fontes [1],[2]

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *