Peraboa

A freguesia de Peraboa está situada a 16 km da sede do concelho, Covilhã, e encontra-se na margem esquerda do rio Zêzere. Apresenta uma área de 27,2 km² e cerca de 953 habitantes (2011). É composta pelos lugares de Castanheira de Baixo, Castanheira de Cima, Lomba do Freixo, Quintas da França, bem como, Quintas da Serra.

Os primeiros artistas que na povoação, partiram pedra e trabalharam para a construção da Sé da Guarda, foram os mesmos que se responsabilizaram pela edificação das primeiras habitações de Peraboa.

A freguesia foi um priorado da apresentação do cabido da Sé da Guarda. Visto que os primeiros artistas que na povoação, partiram pedra e trabalharam para a construção da Sé da Guarda, foram os mesmos que se responsabilizaram pela edificação das primeiras habitações de Peraboa, pode se dizer que esta catedral esteve na génese da criação de Peraboa. Assim, começou a desenvolver-se a terra cujo povoamento tinha começado muito antes. Além disso, outro facto interessante sobre Peraboa diz respeito aos vestígios arqueológicos achados na localidade, os quais comprovam uma origem mais remota da povoação a qual pode ter tido a sua origem no periodo néolitico.

Os achados arqueológicos nesta localidade sugerem uma origem que remonta ao período neolítico.

A economia local caracteriza-se por prevalência de indústrias ligadas à pequena serralharia, construção civil assim como à indústria dos lacticínios. Existem ainda pequenos artesãos que estão ligados não só à área da latoaria, como também à carpintaria e lanifícios.  A agricultura em Peraboa está ligada ao autoconsumo familiar mas também à produção para mercado, encontram-se na freguesia diversas áreas que em tempos foram locais de produção agrícola intensa e ainda hoje são zonas agrícolas ativas, tais como, a Quinta do Pereiro onde a produção de vinho é relevante, a Quinta da França que por sua vez está vocacionada para a produção de gado e a Quinta da Rata para a produção de leite. Na aldeia das Castanheiras assiste-se à prevalência da agricultura e pastorícia como atividade principal.

museu do queijo, Peraboa, Covilhã, Aldeias Vivas
Museu do Queijo, Peraboa

Património

  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
  • Capela de Nossa Senhora das Preces
  • Fonte velha
  • Capela do Divino Espírito Santo
  • Capela das Castanheiras
  • Nichos
  • Quintas do Pereiro, do Alçada, da Ribeira, do Brejo, da França, Quinta do Padre, Quintas da Serra, da Pousada, do Muro, do Freixo, dos Terroeiros e do Pomar.
  • Igreja/Capela Padroeira Nossa Senhora de Lourdes ( Castanheira )
  • Fornos comunitários ( Castanheira )
  • Quinta da Rata ( Castanheira )
  • Quinta da Ribeira ( Castanheira )

Fontes [1],[2]

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *