Miradouro de Vale Formoso

O Miradouro de Vale Formoso foi recuperado pela Junta de Freguesia nos anos 50 do século XX e é considerado como um lugar mágico para as várias gerações de Vale Formosenses, para além da vista magnífica, nele encontra-se a torre que alberga o relógio secular com as suas artesanais rodas dentadas a serem movidas por duas enormes pedras que eram puxadas através de uma manivela por mão humana.

Miradouro de Vale Formoso

No verão dos anos 60/70 havia por lá muitos bailes ao toque do popular gira-discos. Com o passar dos tempos, esses mesmos bailes deram grande fama à aldeia.

Era também no miradouro que um grupo de mulheres se juntava na semana santa a “regrar os passos” encomendando as almas daqueles que já tinham partido. Era também um sítio onde se “negreava” o S.Martinho, sendo revelado através de um funil os segredos mais íntimos da Aldeia. Quando se realizavam as centenárias festas do Santo Antão e da Senhora da Saúde, a banda da música tocava a alvorada seguindo-se de foguetes, o que anunciava que a festa ia começar.

Partilhar

2 thoughts on “Miradouro de Vale Formoso

  • Junho 17, 2020 at 9:10 pm
    Permalink

    Terra da minha avó que me contou que era antigamente Aldeia do Mato hoje Vale Formoso será a mesma aldeia?

    Reply
    • Junho 18, 2020 at 1:23 pm
      Permalink

      Olá! Não podemos garantir que seja a mesma terra que refere a sua avó. No entanto, é um facto que até 1949 a aldeia de Vale Formoso chamava-se Aldeia do Mato, um aspecto que já mencionamos antes neste artigo: https://aldeiasvivas.com/vale-formoso/. Ainda na actualidade, algumas pessoas com mais idade continuam a referir-se e a Vale Formoso como Aldeia Do Mato.

      Cumprimentos

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *