Ilustres com raízes em Vale Formoso

José Manuel Soares Louro, conhecido como Pepe, nasceu a 30 de Janeiro de 1908 em Belém, porém os seus pais, Maria José da Silva Soares e Julião Soares Gomes eram naturais de Vale Formoso. Pepe foi o 1º grande ídolo do futebol português que possuía raízes Vale Formosenses.

Tal como Pepe, existiram outras pessoas que se destacaram. Entre elas, Ludgero Carapito Gomes, natural de Vale Formoso que morreu na trágica Guerra Colonial ou o doutor José Alberto Mateus Marques que era um médico de renome na altura, tendo sido considerado o melhor pediatra português.

Também se destacou o Doutor Joaquim Pereira de Macedo, que era o proprietário da Casa Grande (situada no largo do Terreiro). Este ficou conhecido por nunca cobrar por dar uma consulta ou por um medicamento, tendo sido considerado uma figura influente em toda a Beira Baixa.

Manuel Conde, que nos anos 40/50 mandou construir a estrada que vai até à Quinta do Pomar e que após a sua construção, passou a morar na aldeia é outra das figuras que nos merece destaque.

Todos eles deram origem a vários nomes de ruas quer na aldeia ou na sede do Concelho, a Covilhã.

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *