Freguesia de Verdelhos
A freguesia de Verdelhos, encontra-se localizada a cerca de 15 km da sede do concelho, no seu extremo norte, entre os montes do vale do Rio Bejames e tem uma área de 36,49 km² e aproximadamente 664 habitantes (2011). É constituída pelos lugares de Barreiros, Cova, Sarnadas bem como Borralheira.
Economicamente, destacam-se as atividades inerentes ao sector primário. Entre as quais, a cultura do milho, da batata assim como a cultura do feijão surgem como as principais actividades. A criação de espécies bovinas e caprinas também predominam sendo que ainda pode ser igualmente encontrada alguma atividade industrial (carpintaria e serralharia).

Toponimicamente, Verdelhos encontra a sua origem na cor verde, possivelmente derivado do facto de abundarem matas e florestas nas suas redondezas aquando da sua fundação (especulada na época luso-romana, devido a vestígios arquitetónicos pertencente a um castro terem sido encontrados na freguesia).

O topónimo deve aproximar-se de Verdeal, Verdoejo, Verdugo, entre outros. Estes topónimos, bem como outros, da Idade Média, remontarão, quanto mais antigos, ao século XII.
Património
- Igreja Matriz
- Capela de Santo António
- Capela de São Romão
- Fonte das Duas Bicas
- Ponte sobre o Rio Bejames
- Fonte do Outeiro
- Moinhos de água