Erada: terra dos carvoeiros e almocreves

A Erada é uma freguesia do Concelho da Covilhã, com 43,4 km² de área e 709 habitantes (2011) e está situada a 22 km, a sudoeste da Covilhã. Com uma altitude de 535 metros, confina com os limites das freguesias de Alvôco da Serra e Teixeira, do concelho de Seia, assim como com, Sobral de São Miguel, Casegas, Paul e Unhais da Serra do concelho da Covilhã.

O nome Erada, terá origem no latim “hederata” que quer dizer povoada ou coberta de heras

No que respeita à toponímia, segundo a revista Lusitana, terá origem no latim “hederata” que quer dizer povoada ou coberta de heras, todavia há outras versões.

A sua economia assenta principalmente em componentes diversificados. Aliada à pastorícia, atividade de origem desta freguesia, surgiu a agricultura que, mercê da pobreza da maioria dos terrenos e o rigor do clima, nunca teve, todavia, um impacto capaz de melhorar a vida destas gentes.

capela de nossa senhora dos milagres, erada, Covilhã, Aldeias Vivas
Capela de Nossa Senhora dos Milagres, Erada.

Assim, a Erada ficou conhecida como a terra dos carvoeiros e almocreves. O carvão e o azeite eram transportados em machos, percorrendo os trilhos da Serra, então únicos acessos que permitiam o escoamento dos produtos excedentários.

A Erada conta ainda com uma freguesia anexa, os Trigais que dista a 15 km situando-se, assim, isolada entre o sul e o poente, na encosta da Estrela.

Nos Trigais podemos encontrar ainda alguns telhados de casas cobertos de lajes de xisto, como é o caso da antiga forja do Ti Joaquim Ministro, onde podemos ainda encontrar o grande fole de ferreiro. Os vários moinhos que ao longo dos tempos transformavam o grão em farinha, tocados pela água da Ribeira dos Trigais, tinham um funcionamento comunitário. Nesta povoação onde quase toda a gente está ligada por laços familiares, cresceu um espírito comunitário que ainda hoje se observa.

Piscina da Erada

Património

  • Igreja matriz
  • Capela de São Sebastião
  • Casario tradicional
  • Santuário de Nossa Senhora dos Milagres
  • Forno do Senhor e lagar do vinho
  • Moinho da Ribeira
  • Jardim Público
  • Complexo Turístico da Lameira (piscina, campo de ténis)

Fonte: [1],[2]

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *